Home / Saúde / Confira os alimentos que ajudam a reduzir dores no estômago

Confira os alimentos que ajudam a reduzir dores no estômago

Tem problemas no estômago? Aquela dor chata, aquele desconforto que você sente por algum alimento que comeu e não caiu bem? As lesões no órgão podem gerar gastrite, refluxo ou até mesmo evoluir para uma úlcera. Para ajudar, veja aqui alguns alimentos que podem reduzir as dores que incomodam tanto.

1- Couve: Ainda que não existam estudos cabais sobre alimentos que tragam benefícios para quem tem dor de estômago, a hortaliça é uma das mais indicadas, por ter propriedades cicatriciais. Elas podem ajudar a “curar” as lesões estomacais.

2- Brócolis: Estudos já mostraram que brócolis tem indol-3-carbinol, uma substância que agride a bactéria H.Pylori (responsável por grande parte das dores de estômago). Nesses trabalhos, o nutriente foi capaz de “agredir” e diminuir a população da bactéria no estômago.

3- Pimenta: A história de que a pimenta faz mal para o estômago não passa de um mito. A capsaicina, um dos compostos presentes no condimento, tem grande poder anti-inflamatório, que pode atuar na mucosa do estômago e ajudar em problemas intestinais. No caso de gastrite ou úlcera, no entanto, é melhor evitar até que a doença esteja controlada.

4- Pão integral: Os grãos integrais têm uma capa de celulose. Ela envolve os alimentos e faz com que não haja uma fermentação excessiva quando são consumidos. A fermentação aumenta a produção de ácido, prejudicando o estômago.

É bom evitar:

Refrigerantes e água gaseificada: A lógica é simples: pense na sua pele, se você está com um machucado e a estica, sente dor, certo? É a mesma coisa. Se o estômago estiver lesionado, a bebida gaseificada vai fazer ele inflar, como uma bexiga, provocando dor. Enquanto a água com gás só causa desconforto, o refrigerante, por sua vez, é muito ácido e pode acentuar as lesões já existentes.

Bebidas alcoólicas: O álcool agride a mucosa do estômago e também é capaz de aumentar as lesões já existentes. Estudos mostram que o excesso de bebida pode até causar câncer de estômago.

Condimentos industrializados: Molhos e condimentos industrializados, como ketchup e mostarda, têm conservantes químicos que aumentam a acidez do estômago. Além de gerar dores, esses alimentos contribuem para aumentar a lesão no órgão.

Sucos ácidos: Suco de limão e de abacaxi podem provocar incômodos devido ao excesso de acidez. Mas eles não pioram a lesão, pois as frutas têm sais minerais que interagem com o líquido do estômago, diminuindo seu pH.

Check Also

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta quarta

Após 50 mortes em 2019, alguns estados tiveram que antecipar o início da vacinação por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *