WhatsApp Business está disponível para o sistema Android
O WhatsApp liberou a versão do aplicativo para micro e pequenas empresas. Batizada de WhatsApp Business, a versão permite que os usuários facilitem a comunicação com os clientes, já que fornece ferramentas para automatizar, classificar e responder de uma maneira mais rápida as mensagens. O serviço por enquanto não será cobrado.
Segundo a empresa, o perfil comercial permite que os usuários visualizem o endereço, e-mail, site e a descrição do negócio. A nova função também possibilita que as empresas tenham acesso a métricas, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.
O aplicativo de mensagens permite pela primeira vez contas empresariais, um passo que aproxima o serviço gratuito de um plano para gerar receita para o seu controlador, o Facebook. Empresas já utilizam o WhatsApp, com 1,3 bilhão de usuários, para responder consultas de clientes. As contas comerciais permitirão configurar saudações automáticas, ver estatísticas sobre as mensagens e configurar uma página de perfil com horas de operação e outras informações, disse o WhatsApp.
Ao anunciar o lançamento, o chefe de operações do aplicativo, Matt idema, disse que as contas destinam-se a empresas que recebem um grande volume de mensagens pelo WhatsApp.
— O que vimos foi uma necessidade das empresas terem ferramentas mais eficientes — disse Idema em uma entrevista.
Idema, que era um executivo do Facebook antes de se juntar ao WhatsApp no ano passado, disse que o aplicativo de mensagens pretende cobrar de alguma forma das empresas no futuro, mas acrescentou que é muito cedo para discutir quando isso vai acontecer ou como serão os serviços empresariais futuros.
O Facebook comprou o WhatsApp, em 2014 por US$ 19 bilhões, atraído pelo tamanho de sua base de usuários. O WhatsApp costumava cobrar uma taxa de assinatura anual de US$ 1, mas desistiu da cobrança em 2016, deixando o serviço sem uma fonte de receita.
As opções de receita futura são poucas porque o presidente-executivo do WhatsApp, Jan Koum, e o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, descartaram publicidade no WhatsApp, um fator que aumenta a popularidade do serviço. O WhatsApp compete em um mercado que tem também o aplicativo Messenger do Facebook, o WeChat da Tencent Holdings e muitos outros serviços de mensagens.