O zagueiro Miranda será o capitão da seleção brasileira no duelo das quartas de final contra a Bélgica, sexta-feira (6), às 15h, em Kazan. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (5) logo após a chegada da delegação verde e amarela à cidade que será palco do confronto.
Essa é a segunda vez que Miranda usará a braçadeira durante a Copa do Mundo da Rússia. Antes, o defensor já havia a exibido no triunfo por 2×0 contra a Sérvia, ainda na fase de grupos do torneio. Miranda faz parte do grupo de jogadores experientes escolhidos pelo técnico Tite para exercer o papel de capitão durante o Mundial.
O lateral-esquerdo Marcelo foi o capitão na estreia, quando o Brasil empatou em 1×1 com a Suíça, e Thiago Silva assumiu a posição nas vitórias contra a Costa Rica e México, ambas por 2×0. O rodízio da braçadeira foi estipulado pelo técnico Tite desde que ele assumiu o comando da seleção brasileira.
Quando entrar em campo contra a Bélgica, Miranda se tornará o jogador que mais vezes exerceu o papel de capitão na era Tite. Será a quinta vez dele como líder oficial em campo. Antes do Mundial da Rússia, ele já tinha usado a braçadeira em outros três jogos.
Ele foi o primeiro jogador a ser escolhido por Tite para fazer a função de líder, na vitória por 3×0 contra o Equador, em duelo das Eliminatórias da Copa do Mundo. Depois, ainda no processo de classificação para o Mundial, usou a braçadeira na goleada por 4×1 contra o Uruguai.
Miranda também foi o capitão no último amistoso do Brasil antes da Copa, quando a equipe venceu a Áustria por 3×0.
Confira os jogos da seleção brasileira em que Miranda foi o capitão:
Equador 0x3 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo
Uruguai 1×4 Brasil – Eliminatórias da Copa do Mundo
Áustria 0x3 Brasil – Último amistoso antes da Copa do Mundo
Sérvia 0x2 Brasil – Fase de grupos da Copa do Mundo