Home / Economia / De férias na praia? Siga estas dicas para que não falte água no seu veraneio

De férias na praia? Siga estas dicas para que não falte água no seu veraneio

Verão, sol, calor e todos os caminhos levam à praia. A Bahia tem inúmeras localidades litorâneas que recebem milhares de turistas nesta época do ano, como as famosas Ilha de Itaparica, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Barra Grande e Itacaré, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Trancoso.

Com tanta gente junta querendo se divertir e descansar à beira mar, cresce a demanda por produtos e serviços nestas localidades. Para muitos prestadores de serviços e comerciantes é uma boa oportunidade para ganhar dinheiro, mas quando o assunto é serviço de abastecimento de água, a história muda de figura, pois os mananciais que abastecem essas áreas continuam os mesmos e com menos água disponível, pois a evaporação no verão aumenta e o índice pluviométrico diminui.

Em localidades litorâneas, no verão, é muito comum as queixas sobre falta de água. Para evitar esse tipo de situação, o uso racional da água é imprescindível e recomendado pela Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). Isso significa pequenas ações, que vão desde não demorar no banho até tomar cuidado na hora de lavar a louça. Seja você turista ou morador local, confira essas dicas simples e essenciais:

1 – Não perca tempo no banho. Ficar embaixo do chuveiro por muito tempo desperdiça de 95 a 180 litros de água. E se todo mundo tiver esse hábito, em algum momento pode ser que não tenha banho para ninguém.

2 – Na hora de escovar os dentes, deixe a torneira fechada – abrindo apenas quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

3 – Ainda no banheiro, lembre-se de não jogar lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.

4 – Seja prático ao lavar a louça. Só abra a torneira para enxaguar pratos, talheres e copos uma vez. Dessa forma, você vai economizar em torno de 100 litros de água.

5 – Pegou alguma estrada de barro para chegar no destino e sujou o carro?Não lave-o com mangueira. Utilize baldes e buchas específicas para o automóvel. Assim, você vai economizar cerca de 560 litros de água.

6 – Não deixe de verificar as torneiras de casa, seja ela alugada ou própria. Torneiras pingando podem desperdiçar 12 e 20 litros por dia.

7 – Se a casa é própria, faça a manutenção nos encanamentos com regularidade, para evitar vazamentos.

8 – Vai fazer churrasco? Nada de descongelar a carne com a água da torneira. O ideal é deixar os alimentos degelarem dentro da geladeira.

9 – Depois de alguns dias veraneando, na hora de limpar a casa opte sempre por vassoura, até mesmo no quintal ou área de piscina. A mangueira ligada por 15 minutos gasta cerca de 280 litros de água.

10 – E adote o reúso! Você pode usar a água de enxágüe da máquina de lavar roupas para limpar áreas externas ou seu carro e a água da lavagem de folhas e legumes para regar as plantas.

About admin

Check Also

Como o capital de giro ajuda micro e pequeno empresários, Em época de crise

É básico. Para manter a saúde financeira de seu negócio, é preciso deixar dinheiro em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *