Home / Noticia / Tensão na Síria faz Donald trump cancelar viagem a Peru

Tensão na Síria faz Donald trump cancelar viagem a Peru

O presidente americano, Donald Trump, cancelou a sua participação na 8ª Cúpula das Américas em Lima, no Peru, para se concentrar na crise síria, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira . O vice-presidente Mike Pence irá representar os Estados Unidos no encontro com líderes latino-americanos.

“A pedido do presidente, o vice-presidente irá viajar em seu lugar. O presidente permanecerá nos Estados Unidos para supervisionar a resposta dos Estados Unidos à Síria e para monitorar evoluções ao redor do mundo”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, em comunicado, segundo a Reuters.

Na agenda dessa viagem à América Latina, Trump tinha previsto chegar a Lima na sexta-feira  e depois seguiria para Bogotá, na Colômbia. Essa seria a primeira vez que o presidente americano visita a América do Sul, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017, segundo a CNN.

Pence não viajará a Bogotá, mas irá se reunir como presidente colombiano, Juan Manuel Santos, durante a cúpula em Lima, informou a Reuters.

Na segunda-feira , Trump anunciou que tomaria em 24 a 48 horas uma “decisão importante” sobre a Síria, cujo governo é acusado de usar armas químicas em um ataque à cidade de Duma, subúrbio de Damasco, no fim de semana.

Washington, com o respaldo de Londres e Paris, afirmou que está pronto para atuar com ou sem o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta terça-feira, o Conselho de Segurança deve se pronunciar sobre os planos dos Estados Unidos e Rússia para investigar o suposto ataque químico. O governo dos Estados Unidos pode anunciar sua decisão após a votação do Conselho de Segurança, que deve acontecer nesta tarde.

O ataque, que teria utilizado gás tóxico, foi atribuído às tropas de Bashar Al-Assad e deixou mais de 40 mortos no sábado . O governo sírio nega a utilização de armas químicas e a Rússia, principal aliada do regime sírio, afirma que as acusações são falsas. A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) investiga a ação.

About Redação

Check Also

Angelo Coronel promove debate na ALBA sobre lei que pune fraude em bombas de combustíveis

A Assembleia Legislativa da Bahia debate depois de amanhã (23.05), no auditório Jorge Calmon, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *