Home / Cidade / Bonfim recebe maior festa de fé e sincretismo religioso da Bahia

Bonfim recebe maior festa de fé e sincretismo religioso da Bahia

Pouco depois do meio dia, os fogos já anunciavam a chegada da imagem, seguida da procissão

Nesta quinta-feira (11), pouco depois do meio dia, os fogos já anunciavam para os milhares de fiéis que estavam em frente à Basílica do Senhor do Bonfim a chegada da imagem, seguida da procissão. A partida foi na Igreja da Conceição, oito quilômetros distante dali. Baianos e turistas se uniram para aplaudir a imagem na maior festa religiosa da Bahia – a Lavagem do Bonfim.

As bênçãos foram dadas pelo reitor da Basílica, cônego Edson Menezes da Silva, que destacou a importância do combate à intolerância em todas as esferas. “Temos que difundir a solidariedade, a reconciliação e as relações interpessoais. Cada um pode contribuir e lutar por um mundo melhor, fazendo o bem”, destacou durante a missa.

 Fitinhas do Bonfim

Uma das marcas da Lavagem é a cortina de fitinhas do Bonfim que se forma com cada uma que é amarrada pelos fiéis no gradil da igreja. Também conhecida como medida do Bonfim, as fitinhas medem 47 centímetros de comprimento, a medida do braço direito da estátua de Jesus Cristo, Senhor do Bonfim. A “medida” era confeccionada em seda, com o desenho e o nome do santo bordados à mão e o acabamento feito em tinta dourada ou prateada.

 Sincretismo religioso

Ao chegar o cortejo, as baianas seguem uma tradição milenar e lavam com água de cheiro o adro da Basílica. Um pouco mais à frente, pais de santo davam banhos de pipoca e de folhas nos fiéis em frente à escadaria da Basílica. Essa é a forma de quem é do Candomblé saudar e cultuar Oxalá, agradecendo e pedindo forças.

 História

O culto ao Nosso Senhor do Bonfim começou em 1745, quando a imagem do santo foi trazida pelo capitão Português Teodósio Rodrigues de Farias cumprindo uma promessa que fez depois de ter sobrevivido a uma forte tempestade. As homenagens, no entanto, iniciaram de fato em 1754, ano em que a imagem foi transferida da Igreja da Penha, em Itapagipe, para a sua própria igreja, construída na Colina Sagrada.

Check Also

Homens são baleados em Boa Vista do São Caetano, bairro de Salvador

Vítimas foram atingidas na madrugada desta sexta (7), em lugares distintos do bairro e polícia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *