Home / Política / PARCERIA COM O ASSEMBLEIA DE CARINHO GARANTE BENEFÍCIO PARA SANTA CASA DE ITABUNA

PARCERIA COM O ASSEMBLEIA DE CARINHO GARANTE BENEFÍCIO PARA SANTA CASA DE ITABUNA

O slogan “atitude que transforma”, do instituto social da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o Assembleia de Carinho, vem sendo colocado em prática nos últimos nove meses com ações diversas, desde convênios firmados entre a ALBA e instituições, até ações pontuais com entidades parceiras.

Desta vez, a coordenadora do instituto, Eleusa Coronel e o presidente da ALBA, deputado Angelo Coronel (PSD), anunciaram nesta quinta-feira (14), em visita a Itabuna, no extremo sul do Estado, uma emenda federal do deputado Irmão Lázaro (PSC), solicitada em parceria com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), no valor de R$600.000,00, que beneficiará o complexo de hospitais que compõem a Santa Casa de Misericórdia do município, em comemoração aos 100 anos de fundação da entidade.

O complexo é formado por três unidades, o Hospital São Lucas, que atende 100% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Calixto Midlej Filho, especializado em cirurgia e clínica geral para adultos e o Manoel Novaes, que além da maternidade, possui UTIs neo natal e pediátrica, uma referência na região. Os dois últimos foram visitados hoje pela comitiva da ALBA.

No Hospital Calixto, Eleusa Coronel entregou a emenda nas mãos do provedor da Santa Casa, dr. Eric Ettinger de Menezes, que afirmou o quanto os recursos serão úteis aos hospitais. Segundo ele, os três hospitais atendem 70% SUS e 30% de convênios. No total, são 421 leitos que recebem pacientes de 23 municípios do sul do estado.

“A gente fica muito feliz em receber isso porque apesar da gente ter uma estrutura que beneficia a região, estamos longe de Salvador e era difícil ver crianças sem CTI, principalmente para o atendimento de oncologia pediátrica. Essa ajuda vai beneficiar muito o suporte pediátrico da nossa região”, explicou a dra. Teresa Cristina Fonseca, pediatra e oncologista da Santa Casa.

“Fizemos uma força-tarefa em Brasília e agora a Santa Casa está pronta para receber esses recursos, que Lázaro em parceria com a Assembleia de Carinho estão contribuindo. Eu tenho certeza que este ano, vamos conseguir bons resultados”, afirmou o deputado Augusto Castro.

Presidente Angelo Coronel, salientou a importância dos recursos para o complexo de hospitais e reafirmou seu compromisso com o extremo sul do estado. “Estão todos aqui em irmandade, imbuídos em fazer uma saúde de qualidade para a população aqui da região e eu como presidente da Assembleia não poderia deixar de me comprometer em ajudar no presente e no futuro”, assegurou.

Já no Manoel Novaes, Coronel garantiu que vai batalhar junto ao governo do estado, pelo pleito dos dirigentes do hospital, que solicitam a implantação do parto humanizado na maternidade.

A presidente do Assembleia de Carinho conheceu ainda a unidade do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), que funciona no hospital e atende os pacientes oncológicos pediátricos de toda a região. “É uma honra e um prazer estar aqui e conhecer esse trabalho. Nós ficamos mais felizes ainda em poder contribuir de alguma forma, pois é emocionante ver tantas crianças atendidas aqui no hospital. Que essa emenda venha trazer muitas benfeitorias e que essas crianças todas saiam daqui com muita saúde”, disse Eleusa, emocionada.

“As nossas dificuldades são imensas, falta praticamente tudo no nosso dia a dia, então desde pessoal para trabalhar, até equipamentos e insumos, qualquer ajuda é muito bem-vinda e nos deixa muito felizes porque vamos conseguir dar uma melhor assistência, que é o que a gente quer”, declarou a diretora técnica do Manoel Novaes, Fabiane Chavez.

HAM

Durante participação ao vivo no Programa Balanço Geral da TV Cabrália, com o apresentador Tom Ribeiro, Eleusa Coronel fez um pedido aos prefeitos da região para aderirem à campanha em prol do Hospital Aristides Maltez (HAM) em Salvador, que atende pacientes de toda a Bahia em tratamento contra o câncer. A campanha estabelece um convênio de cada prefeitura no valor de R$1.100,00, revertidos diretamente para o  tratamento dos pacientes da Liga Baiana Contra o Câncer (LBCC), entidade mantenedora do HAM. Até agora, quase 120 dos 417 municípios baianos aderiram à iniciativa.

About admin

Check Also

Presidente da Assembleia volta a defender reestatização da Coelba

Acompanhando o governador Rui Costa em visita aos municípios de Irecê e João Dourado, o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *