Home / Saúde / Você sabia que infecção no dente pode chegar ao cérebro?

Você sabia que infecção no dente pode chegar ao cérebro?

Doutor Bruno Puglisi explica todos os cuidados necessários para manter a saúde bucal em dia

Em 2017, uma modelo famosa foi internada e quase acabou morrendo por conta de uma bactéria encontrada nos seus dentes. Desde o ocorrido, a preocupação dos pacientes aumentou muito, mas mesmo assim poucas pessoas sabem que uma infecção no dente pode espalhar pela garganta, coração e outras partes do organismo, no pior dos casos, pode migrar para o cérebro. É aí mora o perigo e muitas vezes as situação pode ficar intratável causando até morte.

Bruno Puglisi alerta para os perigos da infecção no dente

A Doutora Marcela Puglisi, especialista em tratamento de canais, explica que as maiores causas de infecções na boca são: o tratamento de canal, uma gengiva inflamada, uma fratura dental ou até as cáries. Quando a dor é estrema e a infecção no dente é grande, o dano já está feito, em casos graves é necessário internamento para tratamento intensivo.

Uma infecção na boca pode ser silenciosa, isso ocorre principalmente quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso. Ou seja, as bactérias podem se espalhar pela corrente sanguínea podendo causar uma septicemia que é uma infecção generalizada que pode até levar a morte.

O cirurgião bucomaxilofacial Bruno Puglisi conta que casos de infecções da cavidade bucal que se espalham pelo organismo acontecem todos os dias. Qualquer foco de infecção na cavidade bucal pode disseminar bactérias para o sangue e para órgãos vitais, como cérebro e coração. “Se a pessoa tiver algum tipo de doença sistêmica associada, como o diabetes, e até mesmo se estiver passando por uma fase de estresse, com a imunidade baixa, a infecção que começa na boca pode se tornar generalizada”, completa o dentista.

Puglisi alerta para quando o paciente fizer um procedimento nos dentes ou na boca e começar a sentir febre ou qualquer sintoma anormal, ele deve procurar imediatamente um profissional. “A pessoa sente febre ou qualquer sintoma anormal e tomam remédios por conta própria, mas na verdade isso pode ser uma infecção. É preciso ir ao hospital e procurar por ajuda médica”, diz.

 

Diagnosticada, a septicemia será administrado soro nas veias, para aumentar o volume de sangue no corpo e combater a queda de pressão. E também a prescrição de antibióticos, para eliminar a bactéria que está circulando no sangue.

A verdade é que a prevenção vale a cura, custa menos e diminui o risco de vida.

Evite tomar antibiótico por qualquer motivo para não criar resistência; e quando for prescrito o antibiótico, tomar até o final, para eliminar todas as bactérias e não evoluir para uma infecção no dente .

 

 

Check Also

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta quarta

Após 50 mortes em 2019, alguns estados tiveram que antecipar o início da vacinação por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *